CBMR Explica: como folhelhos podem ser usados em operações de abandono de poços

CBMR Explica: como folhelhos podem ser usados em operações de abandono de poços

O “CBMR Explica” tem como objetivo oferecer uma visão geral de conceitos e tópicos relacionados à Mecânica das Rochas. Nesta coluna, o Grupo Jovem do CBMR apresenta os conceitos de folhelhos e como eles podem ser usados a favor das operações de abandono de poços de petróleo.  

O artigo aborda o descomissionamento, também conhecido como abandono permanente, que é a última etapa do ciclo de vida de um poço de petróleo. Esse procedimento envolve a desativação e reversão de todas as instalações de produção e ocorre quando não há interesse em reutilizar o poço de petróleo.   

Para garantir que o descomissionamento ocorra sem o risco de contaminação do solo ou do leito marinho por fluidos, é necessário estabelecer o Conjunto Solidário de Barreiras (CSB). O CSB geralmente envolve o uso de materiais endurecidos, como pastas de cimento. 

No entanto, após um incidente no campo de Oseberg, no Mar do Norte, em 2005, foi detectada a possibilidade de utilizar folhelhos, que eram predominantes na região, como barreiras naturais em substituição ao cimento.  

O estudo destaca os cuidados que devem ser tomados na implementação do modelo, como a atenção necessária na vedação e no revestimento do material. Segundo o artigo, a qualificação de formações plásticas como barreira ainda é um tema recente na normativa brasileira e deve ser discutido com cautela.  

Acesse o texto produzido pela engenheira Rachel Mascarenhas, do Grupo Jovem, com as informações completas aqui.