CBMR Explica: O que é o "Disking" e como sua ocorrência pode ser associada ao estado de tensão do maciço?
A série de publicações "CBMR Explica" tem como objetivo oferecer uma visão geral de conceitos relacionados à Mecânica das Rochas. Através de postagens informativas, ela busca proporcionar um melhor entendimento dos diversos fenômenos que ocorrem com os maciços rochosos.
Nesta edição, o Grupo Jovem do CBMR, representado por Rachel Mascarenhas, apresenta o tema “O que é o “Disking” e como sua ocorrência pode ser associada ao estado de tensão do maciço?”.
O disking é um fenômeno espontâneo que ocorre devido às mudanças transitórias e liberação de tensões no maciço rochoso. Este processo provoca a quebra do testemunho de sondagem no sentido perpendicular ao eixo da perfuratriz. A ocorrência do disking é a evidência de um estado de tensão elevado no maciço rochoso. Ele só se manifesta quando a concentração de tensão ao redor do testemunho é maior do que a resistência da rocha.
A espessura dos discos formados é um indicativo direto da magnitude das tensões in situ. Conforme a magnitude das tensões aumenta, a espessura dos discos diminui, podendo, em casos extremos, ser tão fina que apresenta um aspecto de folha. Este comportamento é extremamente relevante para o entendimento dos processos de formação de rupturas frágeis em rochas duras.
Compreender o fenômeno do disking é crucial para avaliar e controlar a estabilidade das escavações em maciços rochosos. Ao reconhecer as condições que favorecem o disking, os profissionais da área podem adotar medidas preventivas e corretivas para garantir a segurança e eficiência das operações de escavação.
Acesse à publicação com as informações completas clicando aqui.