Nossa homenagem à Drª. Eda Freitas de Quadros, a primeira mulher eleita presidente do CBMR (1989 – 1990). Foi também presidente da ISRM - International Society for Rock Mechanics and Rock Engineering (www.isrm.net) entre 2015 e 2019, onde não somente foi a primeira mulher a assumir tal cargo, mas também a primeira sul-americana a ocupar o posto mais elevado da comunidade internacional da mecânica e da engenharia de rochas.
Mas qual a trajetória dessa engenheira que tanto atua e defende a mecânica das rochas?
Graduada em Engenharia Civil em 1967 pela Universidade de Pernambuco, obteve os títulos de mestre e doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, respectivamente em 1982 e 1992. Entre 1968 e 1974, trabalhou nas áreas de mecânica dos solos e engenharia de fundações. Em 1975 ingressou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde percorreu trajetória de pesquisadora assistente até a Chefia dos Laboratórios de Mecânica das Rochas e Hidráulica de Rochas, e do Departamento de Engenharia de Rochas. Trabalhou com o desenvolvimento de equipamentos, métodos e técnicas para caracterização de fluxo através de fraturas em rochas e em maciços rochosos, com base em pesquisas de campo e laboratório, incluindo tensores de permeabilidade anisotrópica em maciços rochosos para aplicações em barragens e engenharia de minas.
Entre 2003 e 2011, gerenciou o desenvolvimento de equipamentos e pesquisas avançadas relacionados à análise de fluência de rochas salinas sob elevadas temperaturas para a Petrobras. Também foi coordenadora da rede integrada de laboratórios em projeto conjunto entre a Petrobras e o IPT para o estudo de rochas capeadoras do pré-sal offshore. Desde 2011, é diretora técnica da BGTech Engenharia de Solos e Rochas, empresa de consultoria em ensaios de mecânica das rochas e hidráulica de rochas.
Entre 1982 e 1984 permaneceu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, Portugal, para estudos em mecânica e hidráulica de rochas, visitando nesse período outras universidades e laboratórios europeus.
Ministrou cursos avançados de fluxo e mecânica das rochas no IPT, bem como minicursos em universidades e institutos brasileiros e palestras de pós-graduação. Também no IPT, além de realizar a orientação de alunos, participou de diversas bancas de mestrado e doutorado. Ministrou cursos em Engenharia e Fluxo em Maciços Rochosos em colaboração com o Dr. Nick Barton na Austrália, China, Portugal e Singapura.
Além do cargo de presidência no CBMR e na ISRM, é membro da ISRM Technical Commission on Testing Methods desde 1985 e foi Vice-Presidente da ISRM na América do Sul entre 2003 e 2007.
A brilhante trajetória da Drª. Eda Quadros demonstra uma vida de dedicação e amor à mecânica das rochas, inspirando e convidando as novas gerações de geotécnicos a se aprofundar neste tema. Para a diretoria do CBMR, é um prazer prestar essa homenagem à sua ex-presidente, cuja participação efetiva, tanto no âmbito nacional quanto internacional (junto à ISRM), contribui para que as associações continuem representando seus membros no mais elevado padrão da mecânica e da engenharia de rochas.
Em parceria com o Geotecnia Brasil, agraciamos os geotécnicos com a palestra convidada apresentada pela Dra Eda Quadros no China Rock 2020, uma conferência especializada da ISRM organizada pela Chinese Society for Rock Mechanics and Engineering – CSRME. A palestra, intitulada ”Scale Effects in Hydraulic properties: Rock masses and Rock Joins”, pode ser acessada pelo canal do Geotecnia Brasil no Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=6W1vL1wlVu8 ou você pode asistir abaixo: