Nossos Diretores

Diretor 1

Marcos Massao Futai

Presidente

Engenheiro Civil pela UFMT (1995), mestre (1997) e doutor (2002) pela COPPE-UFRJ. Em 2010 tornou-se livre-docente pela Escola Politécnica da USP, realizou pós-doutorado e foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge (2016). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP. Foi presidente do núcleo SP da ABMS (2011-2012) e foi presidente do CT de Taludes da ABMS (2017-2018). Tem mais de 170 publicações, sendo 32 delas em periódicos internacionais indexados. Orientou 22 mestres e 4 doutores. Tem projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento e por empresas. As pesquisas estão focadas em obras de infraestrutura. Barragens, túneis e fundações são temas que envolvem aplicação de Mecânica das Rochas, que são distribuídas nas áreas experimentais e computacionais.

Diretor 2

Talita Caroline Miranda

Vice Presidente

Graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006), com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado em Engenharia Civil - ênfase em Geotécnica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Possui experiência prática na área de Mapeamento Geotécnico, contenções, Acompanhamento Técnico de Obras e avaliação de Risco em escavações subterrâneas. Atuou como pesquisadora no GTEP PUC-Rio com análise de Estabilidade de Poço de Petróleo. Atualmente é professora Adjnta na Universidade Federal de Minas Gerais.

Diretor 3

Tiago Borges da Silva

Secretário Geral

Possui graduação em Geologia (2007) e mestrado em Geologia Estrutural (2011) pela Universidade de São Paulo - USP, atualmente é doutorando em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica - USP. Estuda geotecnia, com ênfase em mecânica das rochas e estatística, aplicada em obras de engenharia e mineração. Experiência em projetos e na construção de diferentes obras de infraestrutura de grande porte, com atuação na área técnica em equipes de dimensionamento, desenvolvimento de soluções e perícias para túneis, contenções de encostas, fundações, barragens e cavas de mineração, além da gestão de equipes de produção na escavação de túneis, obras hidráulicas, equipes de acompanhamento técnico de obras - ATO e investigações geológico-geotécnicas. Interesse em estatística, modelagem matemática aplicada às geociências e mecânica das rochas.

Diretor 3

Daniel Duque Estrada Fernandes de Melo

Secretário Geral

Possui graduação em engenharia de petróleo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e Mestrado em engenharia mecânica com enfase na área de Óleo e Gás na mesma universidade (2014). Suas áreas de atuação são: 1) a mecânica de corte em rocha, com ênfase no corte de rochas salinas sob diferentes pressões confinantes; 2) Colapso de tubos em poços de petróleo perfurados em cenários geológicos complexos; 3) desenvolvimento de plugins em Python para automação de análises numéricas de integridade de poços através do software Abaqus.

Diretor 3

Allícia Sthel S. de Oliveira

Diretora Financeira

Graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal Fluminense (2017). É mestre em Engenharia Civil na área de Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2020). Atuou no GTEP / PUC-Rio como pesquisadora e coordenadora de projeto de desenvolvimento de software de análise de estabilidade de poços de petróleo. É membro da diretoria do CBMR desde 2021 e possui experiência na organização de eventos internacionais. Atualmente atua como Engenheira de Poços Geomecânica na Infotec.Possui graduação em Geologia (2007) e mestrado em Geologia Estrutural (2011) pela Universidade de São Paulo - USP, atualmente é doutorando em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica - USP. Estuda geotecnia, com ênfase em mecânica das rochas e estatística, aplicada em obras de engenharia e mineração. Experiência em projetos e na construção de diferentes obras de infraestrutura de grande porte, com atuação na área técnica em equipes de dimensionamento, desenvolvimento de soluções e perícias para túneis, contenções de encostas, fundações, barragens e cavas de mineração, além da gestão de equipes de produção na escavação de túneis, obras hidráulicas, equipes de acompanhamento técnico de obras - ATO e investigações geológico-geotécnicas. Interesse em estatística, modelagem matemática aplicada às geociências e mecânica das rochas.