Nossos Diretores
Marcos Massao Futai
Presidente
Engenheiro Civil pela UFMT (1995), mestre (1997) e doutor (2002) pela COPPE-UFRJ. Em 2010 tornou-se livre-docente pela Escola Politécnica da USP, realizou pós-doutorado e foi pesquisador visitante na Universidade de Cambridge (2016). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP. Foi presidente do núcleo SP da ABMS (2011-2012) e foi presidente do CT de Taludes da ABMS (2017-2018). Tem mais de 170 publicações, sendo 32 delas em periódicos internacionais indexados. Orientou 22 mestres e 4 doutores. Tem projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento e por empresas. As pesquisas estão focadas em obras de infraestrutura. Barragens, túneis e fundações são temas que envolvem aplicação de Mecânica das Rochas, que são distribuídas nas áreas experimentais e computacionais.
Talita Caroline Miranda
Vice Presidente
Graduada em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006), com mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutorado em Engenharia Civil - ênfase em Geotécnica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Possui experiência prática na área de Mapeamento Geotécnico, contenções, Acompanhamento Técnico de Obras e avaliação de Risco em escavações subterrâneas. Atuou como pesquisadora no GTEP PUC-Rio com análise de Estabilidade de Poço de Petróleo. Atualmente é professora Adjnta na Universidade Federal de Minas Gerais.
Tiago Borges da Silva
Secretário Geral
Possui graduação em Geologia (2007) e mestrado em Geologia Estrutural (2011) pela Universidade de São Paulo - USP, atualmente é doutorando em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica - USP. Estuda geotecnia, com ênfase em mecânica das rochas e estatística, aplicada em obras de engenharia e mineração. Experiência em projetos e na construção de diferentes obras de infraestrutura de grande porte, com atuação na área técnica em equipes de dimensionamento, desenvolvimento de soluções e perícias para túneis, contenções de encostas, fundações, barragens e cavas de mineração, além da gestão de equipes de produção na escavação de túneis, obras hidráulicas, equipes de acompanhamento técnico de obras - ATO e investigações geológico-geotécnicas. Interesse em estatística, modelagem matemática aplicada às geociências e mecânica das rochas.
Daniel Duque Estrada Fernandes de Melo
Secretário Geral
Possui graduação em engenharia de petróleo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011) e Mestrado em engenharia mecânica com enfase na área de Óleo e Gás na mesma universidade (2014). Suas áreas de atuação são: 1) a mecânica de corte em rocha, com ênfase no corte de rochas salinas sob diferentes pressões confinantes; 2) Colapso de tubos em poços de petróleo perfurados em cenários geológicos complexos; 3) desenvolvimento de plugins em Python para automação de análises numéricas de integridade de poços através do software Abaqus.
Allícia Sthel S. de Oliveira
Diretora Financeira
Graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal Fluminense (2017). É mestre em Engenharia Civil na área de Geotecnia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2020). Atuou no GTEP / PUC-Rio como pesquisadora e coordenadora de projeto de desenvolvimento de software de análise de estabilidade de poços de petróleo. É membro da diretoria do CBMR desde 2021 e possui experiência na organização de eventos internacionais. Atualmente atua como Engenheira de Poços Geomecânica na Infotec.Possui graduação em Geologia (2007) e mestrado em Geologia Estrutural (2011) pela Universidade de São Paulo - USP, atualmente é doutorando em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica - USP. Estuda geotecnia, com ênfase em mecânica das rochas e estatística, aplicada em obras de engenharia e mineração. Experiência em projetos e na construção de diferentes obras de infraestrutura de grande porte, com atuação na área técnica em equipes de dimensionamento, desenvolvimento de soluções e perícias para túneis, contenções de encostas, fundações, barragens e cavas de mineração, além da gestão de equipes de produção na escavação de túneis, obras hidráulicas, equipes de acompanhamento técnico de obras - ATO e investigações geológico-geotécnicas. Interesse em estatística, modelagem matemática aplicada às geociências e mecânica das rochas.